Make your own free website on Tripod.com
Turismo   | Espaço Cultural  |  Notícias  |  Humor  | Informática | Tudo Grátis | Fale Conosco | Anuncie |
 
www.CidadeSol.com
Guia de Cidades  
Vitória
   
 
Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo. É uma ilha que os antigos habitantes do lugar, os índios goitacazes, chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos. Hoje é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil.
 
A cidade nasceu nos morros, basicamente onde é hoje a Cidade Alta. As diversas escadarias levavam os moradores da parte baixa à parte alta. São muitas as escadarias, embelezando a cidade, especialmente no centro.

Vitória é a terceira mais antiga capital do Brasil, construída logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549).

          
  Atrações
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Morro da Fonte Grande: é onde se concentram as torres de TV e rádio da Capital, com 308 metros de altitude. Lindíssima vista do local.

-Pedra do Penedo: possui 130 metros de altura e emoldura 

a baía de Vitória, no centro da cidade.

-Praias e mais praias, em toda a ilha: Praia de Camburi com 9 quilômetros de extensão, Praia do Aterro na Praia do Canto, Praia da Curva da Jurema, entre outras.

-Festa da Cidade, 8 de setembro.

-Os pratos típicos da região, como a muqueca e a torta capixabas. A muqueca capixaba, feita de peixes, camarão, ou outros frutos do mar, é imperdível e inigualável. Já a torta capixaba, feita de bacalhau, palmito, frutos do mar e outros componentes, é uma tradição da semana santa igualmente imperdível. São pratos comuns em todos os bons restaurantes da orla marítima da Grande Vitória.

-Catedral Metropolitana: com arquitetura gótica e bizantina e vitrais de inestimável valor. Sua primeira construção data de 1558, quando então era uma capelinha. Sucessivas reformas vão ampliá-la até 1970, dando-lhe a forma atual.

-Igreja de São Gonçalo: em estilo colonial, a capela foi erguida em 1707. Fica localizada na Cidade Alta, no centro da cidade.

-Igreja de Santa Luzia: fica localizada na Rua José Marcelino, s/n, na Cidade Alta, no centro da cidade. É o primeiro monumento construído em Vitória. Preserva ainda hoje as suas características originais, como a arquitetura de linhas simples e paredes grossas.

-Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória: é o único templo evangélico de Vitória com torre. Possui o mesmo estilo clássico das igrejas presbiterianas dos séculos passados. Localiza-se no final da Rua 7 de Setembro, no centro da cidade. 

-Escadaria Maria Ortiz: fica no centro da cidade e liga a Praça Oito à Cidade Alta. Foi inaugurada em 15 de outubro de 1924, em homenagem à heroína capixaba Maria Ortiz, que se destacou na luta contra os holandeses que tentaram invadir Vitória em 1624.

-Ponte Florentino Avidos, ou Ponte do Príncipe, também chamada de Cinco Pontes: foi construída entre 1926 e 1927 pelos ingleses, no Governo Florentino Avidos. 

-Ponte Darcy Castelo Mendonça, mais conhecida como Terceira Ponte: Possui 3.300 m de extensão.

 

 
-Palácio Anchieta: é originado da Igreja de São Tiago, construída pelos padres jesuítas em 1551, sob a ordens de Afonso Brás. Nele está o túmulo do Padre José de Anchieta, que pode ser visitado diariamente, das 8 às 18 horas.
 
 
-Relógio da Praça Oito, situado na praça de mesmo nome. De  hora em hora suas badaladas reproduzem as sete primeiras notas do Hino do  Espírito Santo.

-Clube Saldanha da Gama: foi inaugurado sobre o antigo Forte de São João, construído em 1592, às pressas, logo após a invasão de Vitória pelo corsário inglês Thomas Cavendish. Do local, tem-se uma vista linda da baía de Vitória. Possui ainda os velhos canhões que guarneciam o forte.

 

 
  Onde ficar, comer e se divertir     
 
>>Programação Cultural<<

>>Bares e Restaurantes<<

>>Hotéis<<

 
  Conheça também outras cidades do ES  
 
Grande Vitória: 
-Serra (litoral)
-Vila Velha (litoral)
-Vitória (litoral)
Sul do Estado:  
-Alegre
-Anchieta (litoral)
-Cachoeiro do Itapemirim
-Castelo
-Guarapari (litoral)
-Marataízes (litoral)
-Meaípe (litoral)
Norte do Estado:  
-Aracruz (litoral)
-Colatina
-Conceição da Barra (litoral)
-Itaúnas (litoral)
-Linhares (litoral)
-São Mateus (litoral)
Região Serrana:  
-Afonso  Cláudio
-Domingos Martins
-Marechal Floriano
-Santa Leopoldina
-Santa Tereza
-Venda Nova do Imigrante
 
Copyright© - 2000  Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Turismo   | Espaço Cultural  |  Notícias  |  Humor  | Informática | Tudo Grátis | Fale Conosco | Anuncie |